Em atividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes. O Grupo ETE oferece um serviço diferenciador, competitivo e único, que resulta da sua vasta experiência no sector marítimo, portuário e fluvial e que o torna numa referência nacional na economia do mar.
No GRUPO ETE, assumimo-nos desde a nossa fundação, em 1936, como um parceiro apostado em produzir valor económico e social para as comunidades que servimos. De capital Português, diversificámos, internacionalizámos e fortalecemos a nossa operação. Investimos na antecipação da mudança, inovação, eco sustentabilidade e qualidade, para entregar mais sucessos comerciais aos nossos clientes. Fruto da dedicação dos nossos colaboradores, alcançamos diariamente novos patamares de competitividade. "Por força do mar, somos hoje sinónimo de saber fazer e uma referência na economia do mar, em Portugal.”
Prestar serviços logísticos integrados com qualidade, assegurando uma gestão eficiente e a rentabilidade do Grupo.
Liderar nos setores marítimo, portuário e fluvial em Portugal a nível internacional.
Ser um operador logístico de referência em todos os mercados em que esteja presente.
Um Grupo comprometido com a criação de valor e a oferta de um serviço de excelência, prestigiando os mais de 86 anos de existência.
Fundação da “Empresa de Tráfego e Estiva, S.A.” pelo Comandante Luiz de Figueiredo, avô dos atuais acionistas, especializando-se na operação portuária de carga e descarga de navios ao largo. Pioneiros nesta inovadora solução que visava melhorar a rapidez das operações de descarga nos portos portugueses que, pelo seu congestionamento e consequente preço elevado de utilização, se traduziam em custos e tempo de demora elevados para armadores e navios.
Início da sua atividade na operação de Descarga ao Largo de granéis. Sendo pioneiro neste tipo de operações, o Grupo ETE, trouxe uma solução inovadora e inúmeras vantagens para os negócios do Grupo e para os seus clientes, reduzindo os custos e os tempos de espera dos navios.
Início da Operação com gruas flutuantes. O Grupo ETE torna-se pioneiro na operação com gruas flutuantes em Portugal, adquirindo as primeiras na Alemanha.
Introdução do sistema Pusher + Barcaça. O Grupo ETE introduziu as primeiras barcaças normalizadas, colocando ao serviço pushers, que substituem os tradicionais rebocadores. No mesmo ano, é adquirida a Grua Mestre Janota.
Início da concessão da Portsines no TMS - Terminal Multipurpose de Sines, especialmente orientado para a descarga e expedição de carvão para as centrais térmicas da EDP, em Sines, e da Tejo Energia, no Pego, podendo no entanto incluir outro tipo de granéis e carga geral.
Aquisição da Socarmar.
Recomeço da Navegação para os Arquipélagos dos Açores e da Madeira com a Vieira & Silveira.
Aquisição da Transinsular, Transportes Marítimos Insulares, SA. Esta operação tornou o Grupo no maior armador nacional, dando novos horizontes às suas operações e aos seus negócios. Integrada no Grupo ETE, a Transinsular ganhou a capacidade de oferecer soluções de transporte que passam por serviços integrados e pela intermodalidade.
Novas concessões portuárias.
Criação de Serviços Partilhados. O Grupo ETE dá um passo importante na eficiência empresarial, criando uma empresa de serviços partilhados, comuns a todas as companhias, que inclui serviços jurídicos, informáticos, contabilidade e gestão de recursos humanos.
O Grupo ETE reforça a sua Frota em Moçambique.
Criação da ETE Logística que veio permitir a consolidação da liderança do Grupo no movimento de contentores e reforçar a sua presença em toda a cadeia, desde o transporte de mercadorias por via marítima, terrestre e aérea, até à gestão de armazéns.
Início da Operação no Uruguai.
Inicia da operação na Colômbia.
Construção do Primeiro Rebocador. A Navaltagus, empresa do Grupo inícia projeto inovador e de cariz português, construindo um rebocador empurrador, que ficará ao serviço do Grupo ETE. A embarcação tem baixo calado, comprimento reduzido e elevada potência, permitindo operações em zonas estreitas do rio, sinuosas e com fundos baixos.
Construção do Primeiro Rebocador.A Navaltagus, empresa do Grupo ETE inicia projeto inovador e de cariz português,construindo o primeiro rebocador-empurrador do Grupo – “Baía do Seixal”, que ainda hoje está ao serviço do Grupo no apoio à operação fluvial e portuária. A embarcação tem baixo calado, comprimento reduzido e elevada potência, permitindo operações em zonas estreitas do rio, sinuosas e com fundos baixos.
Aquisição do 1º Navio Tanque.Aquisição do primeiro Navio Tanque do Grupo ETE — o São Jorge, responsável pelo abastecimento de combustíveis de toda a Região Autónoma dos Açores.
Expansão da Frota de Rebocadores.Construção do workboat multi-craft “ Punta Tigre",no Estaleiro Navaltagus, do Grupo ETE, com o objetivo de apoiar a operação da Transfluvial no Uruguai.Posteriormente foi ainda construído um novo workboat, com as mesmas características – “Cachão da Valeira” - que apoia a operação da Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Concessão de serviço público para transporte de passageiros e carga inter-ilhas em Cabo Verde - CV Interilhas.
ETE Logistixx, joint venture com Steelduxx ( Bélgica), com foco no mercado das trocas comerciais entre Norte da Europa e as geografias onde o Grupo ETE está presente, ou tem parcerias estabelecidas.
Nanami Shipping -joint venture com Steelduxx (Bélgica), TST ( Japão) e Sevenlog (Gana). Esta parceria tem como objetivo alargar o alcance internacional, funcionando como um integrador logístico a promover as trocas comerciais entre Ásia, Europa e África.