Pela força do mar, fazemos avançar o país, a sociedade
e a economia dos países onde estamos presentes.

Fundado em 1936, através da Empresa de Tráfego e Estiva, S.A. (ETE), o grupo iniciou a sua atividade com o propósito de melhorar a qualidade e a eficiência do serviço portuário português. Desde então, a nossa história foi pautada por um crescimento constante e por um espírito inovador único, que nos permitiram alcançar um estatuto de referência nacional e internacional nos diferentes setores da Economia do Mar.
Hoje, com mais de 88 anos de existência e experiência, somos um reconhecido grupo do setor marítimo-portuário e logístico, que atua em diferentes áreas de negócio, reunindo um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes.
Oferecemos um serviço inovador e verdadeiramente integrado de logística, que através das nossas empresas, levam até si uma proposta de valor única.
Pela força do mar, continuamos a construir um futuro de valor e soluções.
Viaje pela nossa história
A nossa história
1936 marca o início da história da ETE, através da criação da “Empresa de Tráfego e Estiva, S.A.”— a primeira empresa portuguesa a especializar-se na operação portuária de carga e descarga de navios ao largo. Fundada pelo Comandante Luiz de Figueiredo, avô do atual acionista, a ETE introduzia há época uma inovadora solução, que visava melhorar a rapidez das operações de descarga nos portos portugueses que, pelo seu congestionamento e consequente preço elevado de utilização, se traduziam em custos e tempo de demora elevados para armadores e navios. Mais tarde a ETE viria a dar origem, ao GRUPO ETE, fruto de aquisição de outras empresas no sector.
Início da atividade do Grupo ETE na operação de Descarga ao Largo de granéis. Sendo pioneiro neste tipo de operações, trouxe uma solução inovadora e inúmeras vantagens tanto para os negócios do Grupo como para os seus clientes, reduzindo os custos e os tempos de espera dos navios.
O Grupo ETE torna-se pioneiro na operação com gruas flutuantes em Portugal, adquirindo os primeiros equipamentos deste tipo na Alemanha. As atuais Gruas, Vigorosa e Poderosa, continuam a apoiar nos dias de hoje, a operação fluvial no Rio Tejo.
O Grupo ETE introduziu as primeiras barcaças normalizadas, colocando ao serviço pushers que substituem os tradicionais rebocadores. No mesmo ano, é adquirida a Grua Mestre Janota, que aos dias de hoje apoia a operação portuária na Colômbia
Início da atividade do Grupo ETE no TMS — Terminal Multipurpose de Sines — especialmente orientado para a descarga e expedição de carvão para as centrais térmicas da EDP, em Sines, e da Tejo Energia, no Pego. Contudo, atendendo às características do terminal, a concessão e exploração do mesmo, permitia à ETE incluir a movimentação de outro tipo de granéis e carga geral.
Aquisição do armador de Tráfego Local Socarmar, especializado em diversos tipos de operações e de serviços logísticos portuários.
Recomeço da Navegação para os Arquipélagos dos Açores e da Madeira com a Vieira & Silveira.
Constituição formal do Grupo ETE, resultado da expansão da atividade e do portfólio de empresas, e Internacionalização para Moçambique através da primeira empresa de cabotagem e que ainda hoje permanece em atividade, com a designação ETE Logística.
Aquisição da empresa Transinsular — Transportes Marítimos Insulares, SA. — pelo Grupo ETE. Uma operação que tornou o Grupo o maior armador nacional, dando novos horizontes às suas operações e aos seus negócios. Integrada no Grupo ETE, a Transinsular ganhou a capacidade de oferecer soluções de transporte que passam por serviços integrados e pela intermodalidade.
Alargamento significativo da rede de concessões portuárias nacionais do Grupo ETE, ficando o Grupo com presença alargada nos principais portos portugueses, nomeadamente Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines.
O Grupo ETE dá um passo importante na eficiência empresarial, reorganizando a sua estrutura societária e criando os designados serviços partilhados – atuais Direções Corporativas – responsáveis pela uniformização e prestação de serviços jurídicos, de recursos humanos, informáticos, e de contabilidade e controlo de gestão. Hoje, o Grupo conta também com Direções Corporativas adicionais de Comunicação e Marca e de Desenvolvimento de Negócio. Estas, são responsáveis por assegurar estes serviços para todas as empresas do Grupo.
O Grupo ETE reforça a sua Frota em Moçambique.
A criação da ETE Logística veio permitir a consolidação da liderança do Grupo na movimentação de carga contentorizada e reforçar a sua presença em toda a cadeia logística, quer no transporte de mercadorias por via marítima, terrestre e aérea, quer na gestão de armazéns.
Este ano marca o início da expansão internacional do Grupo ETE na América do Sul, com o arranque da Operação no Uruguai. Especialistas no transporte fluvial, o Grupo ETE através da empresa Transfluvial do qual é acionista, é responsável por uma das maiores operações de transporte de troncos de madeira no Rio Uruguay, para uma das principais fábricas de celulose do mundo, a Montes del Plata. Um marco que reforça também o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Reforço da presença do Grupo ETE na América do Sul, com o arranque da Operação na Colômbia, através da empresa ETE SAS, dedicada ao transporte fluvial e apoio de operações portuárias no Rio Magdalena, nos portos de Barranquilha, Cartagena e outros.
A Navaltagus, empresa do Grupo ETE inicia projeto inovador e de cariz português, construindo o primeiro rebocador-empurrador do Grupo – “Baía do Seixal”, que ainda hoje está ao serviço do Grupo no apoio à operação fluvial e portuária. A embarcação tem baixo calado, comprimento reduzido e elevada potência, permitindo operações em zonas estreitas do rio, sinuosas e com fundos baixos.
Aquisição do primeiro Navio Tanque do Grupo ETE — o São Jorge, responsável pelo abastecimento de combustíveis de toda a Região Autónoma dos Açores
Construção do workboat multi-craft “ Punta Tigre", no Estaleiro Navaltagus, do Grupo ETE, com o objetivo de apoiar a operação da Transfluvial no Uruguai. Posteriormente foi ainda construído um novo workboat, com as mesmas características – “Cachão da Valeira” - que apoia a operação da Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Grupo ETE, através da Transinsular, ganha concessão do serviço público para transporte de passageiros e carga inter-ilhas em Cabo Verde, por 20 anos. A concessão dá origem à criação da empresa concessionária CV Interilhas, uma empresa de direito cabo-verdiano.
Criação da ETE Logistixx, vocacionada para dar resposta às trocas logísticas no Norte da Europa e Países do Benelux. Resultado de uma joint-venture entre o Grupo ETE e a belga Steelduxx.
Com o objetivo alargar o alcance internacional do Grupo, o Grupo ETE formalizou uma nova operação de joint-venture com os belgas SteelDuxx e os novos parceiros SevenLog (Gana) e TST Japan (Japão), criando a NANAMI Shipping BV. Um operador logístico que tem como missão aproximar os mercados e fomentar as trocas comerciais entre a Ásia, a Europa e África.
Como reforço do posicionamento internacional na área de Navegação e Logística, através, o Grupo ETE abre escritórios no Dubai, EAU, resultado de uma aposta constante em novos mercados, oportunidades e inovação. A Navex Maritime Services, é assim uma expansão da Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, que integra o Grupo ETE e que tem como missão o desenvolvimento de negócios localmente, no âmbito do agenciamento marítimo (incluíndo Cruzeiros e Super Iates) e também no âmbito da logística, oferecendo soluções integradas para qualquer parte do mundo.
Reorganização da área de negócio de operação logística, levando o Grupo a apostar na abertura de escritórios na Europa, nomeadamente em Espanha e no Reino Unido. Surgem então as empresas ETE Logística Espanha e ETE Logística UK, com escritórios próprios, respetivamente nas cidades de Sevilha, Badajoz, Valência e Manchester.
O Grupo ganhou em 2020 um concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal de Aveiro para a construção de um ferryboat 100% elétrico para realizar a operação fluvial de passageiros entre o forte da Barra e S.Jacinto, em Aveiro. O novo ferryboat, com ZERO emissões de CO2, construído a 100% em Portugal, no Estaleiro Navaltagus do Grupo ETE, tem também o selo de design e arquitetura naval portuguesa. Um projeto único, que coloca a engenharia e construção naval do Grupo ETE, como única, no mercado nacional e internacional.
Após ter inaugurado a Plataforma Logística de Ponta Delgada, em S.Miguel, nos Açores, em 2020, o Grupo ETE aumentou a sua capacidade de armazenagem de temperatura controlada, contando com mais de 4.000m2 de capacidade. Uma resposta eficaz ao contexto de mercado e que potenciará a transação de carga refrigerada – nomeadamente ao nível de importação e exportação – com especial destaque para os lacticínios, carnes e outros produtos frescos oriundos da Região.
O terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo é um novo projeto de infraestrutura logística com o objetivo de retirar até 400 camiões diários das estradas de Lisboa, utilizando o rio Tejo para o transporte de mercadorias. Localizado junto às plataformas logísticas de Lisboa Norte, Carregado e Azambuja, o terminal terá capacidade para movimentar até quatro barcaças e mais de 2.500 toneladas de carga por dia. O projeto, que representa um investimento de 11 milhões de euros, prevê a criação de cerca de 250 postos de trabalho e é uma parceria entre o Grupo ETE e o Grupo Pousadinha.
Institucional
Conheça mais sobre nós.
Universo Grupo ETE
Há mais de 88 anos a atuar no setor marítimo-portuário e fluvial, somos um reconhecido e experiente player português, colocando à
disposição da sua empresa diferentes tipos de serviços. Contamos com 6 áreas de negócio e com mais de 1500 colaboradores, que todos
os dias, reforçam o nosso compromisso com a qualidade, inovação e criação de valor, oferecendo a melhor solução para o seu negócio.
Num setor cada vez mais interligado e amplo, ultrapassamos desafios e criamos novas oportunidades.
Fazemos avançar o país, a sociedade e a economia dos países onde estamos presentes.
Fique a conhecer mais sobre nós.